segunda-feira, 6 de abril de 2009

Desabafo

Trabalhando em uma empresa formada quase que homogeneamente por homens, o preconceito, principalmente de gênero é realmente abominável aqui. Como no último dia 08 foi o dia internacional das mulheres, mandei pelo correio da empresa uma apresentação de slides de um autor desconhecido que falava sobre o que seria Gostar de Mulher, no dia seguinte, hoje, fui até um setor da empresa e um dos “colegas” de trabalho veio me perguntar se já tinha 18 anos, se já tinha “escolhido” minha orientação sexual, se tinha namorada, não nessas palavras, claro, estou sendo bastante eufêmico, a ignorância que “anda de mãos dadas com o preconceito” está também assim em cada um desses que se dizem homens. A principio não entendi o porquê da pergunta e em seguida ele se referiu ao email que eu havia mandado no dia anterior, eu imediatamente perguntei em que aquele email interferia na minha orientação sexual, ele retrucou dizendo que o email era muito “gay” e que esse negócio de conhecer a mulher a fundo era coisa de “veado”, para completar a total selvageria, barbárie, ignorância ou chamem como quiser disse que assim como as pessoas da região dele, era acostumado “a arrancar um fruto de uma árvore na enxada”, a minha reação foi rir. Pensei comigo, como uma comparação imbecil dessas pode ser feita, como se pode referir ao tratamento de uma mulher, com o colher de um fruto em uma árvore, se tivesse sido de outra maneira, seria até poeta, mas fazer referência à uma enxada, um instrumento de trabalho braçal totalmente bruto, é irracionalidade, é instinto, é animal e animal irracional.
Quando digo, se dizem homens, é no sentido de ser humano, como, as relações sejam elas: homem >mulher ou todo restante de relações humanas podem estar tão banalizadas? Referente principalmente ao contexto do relato, como o fato de se ter o mínimo de romantismo, de querer homenagear (o que deveria ser feito todos os dias, as pessoas deveriam homenagear umas as outras todo o tempo, para que houvesse uma verdadeira paz), de saber tratar pode ser considerado por um ignorante obviamente, como um ato homossexual, como “melação”, como “coisa de veado”? Isso quer dizer que tratar bem uma mulher, com carinho que ela merece, com educação é não ser no aspecto virilidade – um homem? É exatamente por essa perda de valores que a sociedade encaminha-se para o caos, em que não se respeita diferenças de etnias, gênero, personalidade. Por essa falta de respeito de maridos com esposas que os casamentos não duram como os de antigamente, por falta de amor eu diria, mas dentro do amor há muito de respeito.
Com referência ao arquivo no email, ouvi também que teria possivelmente sido feito por uma mulher, concordo que há algo de feminismo ali, o que não tira o mérito do autor de falar de como deveria ser a relação homem – mulher, saudável.
Finalizando, a sociedade em busca do poder com esse capitalismo exacerbado, é o que, a meu ver leva aos mais tristes preconceitos e isso advém de algo mais profundo que é o não saber respeitar a diferença alheia, isso causou, e, ainda causam grandes disputas entre nações e entre povos de mesma nação. Enfim, só o respeito para com outro trará a verdadeira paz e isso começa aqui e agora.


Maycon Dantas


"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito."
Albert Einstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário